quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Um naufrágio esquecido


No dia 30 de janeiro de 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, um submarino soviético atacou e naufragou o navio a vapor alemão Wilhelm Gustloff. Os seis mil refugiados a bordo vinham da Prússia Oriental e buscavam um lugar seguro no Ocidente. Numa das maiores catástrofes navais da história, mais de cinco mil pessoas morreram nas águas geladas do mar Báltico, próximo a Gdansk, hoje Polônia. No final de janeiro de 1945, a poucas semanas do fim da Segunda Guerra Mundial, multidões de alemães estavam em fuga do cerco soviético no centro da Europa. Enfrentando temperaturas de 20 graus Celsius negativos, o formigueiro humano vinha em direção à costa do Mar Báltico. Na maioria mulheres e crianças, na expectativa de entrar num navio com destino ao Ocidente. No porto de Gdingen, em Gdansk, estava ancorado o Wilhelm Gustloff. Concebido pela organização Força pela Alegria, do partido de Hitler, o navio era usado para cruzeiros de férias. Como o Titanic, o Wilhelm Gustloff era um enorme navio de passageiros razoavelmente novo e luxuoso. Construída em 1936, a embarcação recebeu o nome do diretor regional do Partido Nacional Socialista na Suíça, assassinado por um judeu em 1935. Quando aportou em Gdansk em 22 de janeiro de 1945, 60 mil pessoas já estavam a sua espera. Apesar da capacidade para apenas 1400 passageiros, quase 6500 conseguiram um refúgio no navio, que deixou o porto na tarde do dia 30. A embarcação, entretanto, foi rastreada pelos soviéticos e posta a pique por três torpedos lançados de um submarino. O Wilhelm Gustloff ainda resistiu por 62 minutos antes de ir a pique. Os passageiros, em pânico, não conseguiam soltar os poucos barcos de salvamento, cujas amarras estavam congeladas. Mais de cinco mil pessoas perderam a vida nas águas geladas, apenas 937 sobreviveram.
Sem dúvida, mergulhar em um transatlântico é um dos maiores prêmios para um mergulhador de naufrágio. Pude sentir essa emoção quando visitei um navio desses em Janeiro desse ano. Durante uma excelente semana de mergulhos em Recife, a capital do mergulho em naufrágios no Brasil, fui convidado pelo Edísio, da operadora Aquáticos, a ir até um pequeno vilarejo de pescadores chamado "Lagoa Azeda", distante cerca de 60 km de Maceió. Essa localidade é o ponto mais próximo do local de descanso do Itapagé, um navio de passageiros torpedeado pelos alemães durante a segunda guerra mundial. Devido a sua natureza, esses navios são majestosos e os mergulhadores de naufrágios encontram ali, o ambiente perfeito para a prática dessa atividade tão apaixonante.Outros navios de passageiros estão afundados no litoral brasileiro. Alguns já foram localizados e são mergulhados, como o "Príncipe de Astúrias" em Ilhabela. Outros, como o "Príncipessa Mafalda" (edição do WET, Julho de 2003), naufragado na região de Abrolhos ainda não revelaram sua localização .

Por todos os mares e oceanos do mundo, vários navios de passageiros, também conhecidos como "Liners", foram a pique, mexendo com a imaginação das pessoas e sendo usados como pano de fundo para produções cinematográficas. Para incrementar essas estórias que são levadas ao público em todas as partes do mundo, são criados fatos fictícios e romances; mas um aspecto é real : suas vítimas. Milhares de pessoas morreram em desastres no mar e, muito provavelmente devido ao filme, o Titanic é tratado como o maior desastre marítimo do mundo, com 1.500 mortos. Infelizmente, esse não é o maior desastre marítimo do mundo. Esse terrível título pertence ao Wilhelm Gustloff , um navio alemão torpedeado por um submarino russo em 1945. Essa agressão cruel provocou a morte de mais de 6.000 pessoas!
Era trinta de Janeiro de 1945 e o Wilhelm Gustloff iniciou mais uma viagem pelo Mar Báltico, com destino às cidades de Kiel e Flensburg, localizadas no que na época referia-se como Alemanha do Ocidente (não confundir com o que viria a ser conhecida como Alemanha Ocidental, da época da Guerra Fria). A bordo , mais de 6.000 pessoas excediam a capacidade do navio. A maioria era composta por mulheres e crianças, idosos e cerca de 1.200 soldados feridos. Alguns historiadores afirmam que havia muito mais pessoas, a maioria clandestinos.Esse imponente navio , que tinha seu nome escrito em seus bordos em letras góticas, possuía uma excelente equipagem mas, devido a estar servindo como navio hospital já a alguns anos, ele se encontrava em mal estado de conservação. Seus potentes motores, que eram capazes de impulsionar o navio a velocidades acima dos que a que os submarinos da época podiam atingir, agora só atingiam 12 nós, transformando-o em um alvo fácil para os "lobos dos mares".
O capitão do Wilhelm Gustloff foi responsabilizado pelo afundamento devido a duas decisões tomadas por ele: a primeira de utilizar a rota 58, que era um curso mais ao Norte e em águas mais profundas, que permitia a ação de submarinos. A outra decisão foi a de iluminar o navio totalmente, tornando - o um alvo de fácil visualização.Enquanto as horas se passavam, o mau tempo - que era um aliado do Gustloff - foi se esvaindo e dando lugar à condições melhores. Como se isso não bastasse, um dos navios da escolta, o TF-1, precisou retornar ao porto para reparos. Esses eventos delineavam, a cada momento, a mão do destino indo de encontro ao Majestoso navio e não demorou muito para que alertas de "submarinos na área" ecoassem em toda a área do Sul do Mar Báltico.Após o armistício, os Russos conseguiram importantes bases na Finlândia e foi de uma dessas bases, localizada na península de Hango, que o submarino russo S-13 navegou em 11 de Janeiro sob o comando do capitão Alexander Marinesco.
Dezenove dias se passaram até que, no final de mais um dia improdutivo, o oficial de serviço foi até a ponte e, a medida que a neblina local se dissipava, ele observou ao longe um enorme navio com todas as luzes acessas. Sem hesitar, chamou o capitão à ponte e poucos segundos se passaram até que o Capt. Marinesco desse ordens que trariam o S-13 à vida : "Postos de Combate , leme todo a direita, curso 2-3-0, máquinas força total avante!".Em alguns minutos, o submarino se aproximou do Gustloff e, quando estava a cerca de 1.000 metros de distância do navio , ordenou o disparo de três torpedos que atingiram em cheio o casco, provocando confusão e desespero a bordo. Na ponte , o capitão sabia que três explosões seguidas como aquelas só poderiam significar uma coisa: torpedos! Um pedido de S.O.S. foi emitido (Save our Souls).Uma confusão geral se instalou no navio, com as milhares pessoas a bordo tentando entrar nos botes salva vidas. Alguns destes botes viraram, ainda presos nos turcos, e arremessaram as pessoas na águas geladas do Báltico. Naquela situação desesperadora, o frio, stress e cansaço logo minaram as forças das pessoas que tentavam se salvar e, uma a uma, foram se deixando levar pelo terrível destino que as aguardava.
O navio escolta "Lowe" aproximou-se rapidamente do navio agonizante e recolheu o máximo de pessoas que podia, até que seus próprios tripulantes se esgotaram com o esforço que faziam.Um outro navio alemão, o Admiral Hipper, vinha em uma rota próxima , navegando a 32 nós. A bordo, trazia cerca de 1.500 refugiados. Ao se aproximar do Wilhelm Gustloff, ele chegou a conclusão que uma tentativa de resgate seria muito difícil, pois o navio já adernara 30º. Enquanto pensava no que iria fazer para ajudar, o vigia do Hipper viu um, depois outro torpedo, indo em direção do navio - seu capitão decidiu abandonar a área, causando mais tarde repulsa entre seus contemporâneos.Abandonados à própria sorte e agora frente a frente com o destino, o Wilhelm Gustloff foi ao fundo levando consigo cerca de 6.000 vítimas. Hoje, o local do naufrágio é conhecido nas cartas náuticas polonesas como "Obstáculo nº 73".Apesar de ser considerado um "túmulo de guerra" pelo governo Polonês e o mergulho no local ser restrito - praticamente proibido - desde seu afundamento o Wilhelm Gustloff vem sofrendo ações de demolição.Esse trabalho de pilhagem parece ter começado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e a principal evidência desta ação está na ausência dos hélices do navio, que foram provavelmente retirados pelos russos que procuravam por outras coisas de valor além do bronze que compõe a grande parte dos itens de equipagens de navios.
Mais informações sobre o Gustloff (em alemão e inglês):
http://www.mboring.com/wilhelm-gustloff/wgphotos-uw-01.htmlcollege.hmco.com