domingo, 3 de junho de 2012

Exercícios - Material para estudo - Roma e Grécia



1 - As leis gregas, a partir do século VI  a .C.,  diferençavam-se das demais leis da Antiguidade por serem democraticamente estabelecidas. Não eram decretadas pelos governantes, mas estabelecidas livremente pelos cidadãos nas Assembléia...Quanto as instituições políticas e de direito gregas....
a - A Boulé  (Conselho de 500 cidadãos maiores de 30 anos e designados por sorteio, a proporção de 50 por tribo) . Mandato de um ano, permitida somente uma reeleição...Cite 2 funções deste instituto grego. b - Cite 3 características do direito em Atenas.  c - O que era a docimásia na democracia grega?   

2 - A maioria dos escravos era conquistada, mas alguns eram homens livres vendidos como escravos para pagar suas dívidas. O valor de um escravo variava dependendo de suas qualidades: idade, beleza e força.Os escravos cozinhavam, cuidavam do jardim, colocavam lenhas nas fogueiras e limpavam as casas...
a - Quais a principal revolta que os escravos romanos fizeram contra Roma ? b - O escravo romano tinha alguma personalidade jurídica?Por quê?  c - Por que o fim da escravidão em Roma contribuiu para a decadência do império romano? 

3 - “O escravo toma possível o jogo social, não porque garanta totalidade do trabalho material(isso jamias será verdade), mas porque seu estatuto de anticidadão, de estrangeiro absoluto, permite que o estatuto do cidadão se desenvolva; porque o comércio de escravos e o comércio simplesmente, a economia monetária, permitem que um número bem excepcional de atenienses seja cidadãos”...
a - Esse desenvolvimento paralelo da escravidão e de cidadania obrigou os atenienses a realizarem sucessivas reformas políticas. Quais foram estas reformas?   b -Discorra sobre o papel de Clístenes nesse processo – c - Quais as principais diferenças (03) entre um escravo grego e um escravo de qualquer outra região do mundo antigo?

4 - A população pobre da cidade (os plebeus) não possuía quaisquer direitos políticos, econômicos ou sociais. Durante as guerras de conquistas, somente os patrícios eram privilegiados. Os patrícios, interessados em conquistar Lácio, precisavam dos plebeus, propondo, assim, a criação de um pretório que protegesse a plebe: o Tribunato da Plebe. Após esse período, surgiu uma série de leis escritas....
a - Que mudanças importantes ocorreram após o surgimento das leis  Canuléia , Canuléia e Ogúlnia?   b -  Como os plebeus tiveram acesso as magistraturas romanas?  c - Quais as principais características que diferenciavam plebeus e patrícios em Roma?

5-Nos primeiros tempos da república, só os membros das famílias mais poderosas habilitavam-se a participar do governo da cidade. Seu poder era exercido pelo Senado, uma assembléia integrada pelos chefes das principais famílias, que exerciam o cargo a título vitalício. As tensões entre patrícios e plebeus fizeram com que estes últimos recorressem, por duas vezes, a movimentos de secessão, mediante a retirada para fora dos muros de Roma . Quais motivos levaram os plebeus a se rebelarem contra Roma?Quais as conquistas em formas de leis que beneficiaram os plebeus após estas rebeliões e o que elas representavam para sua sociedade?Estas novas leis mudaram a vida dos plebeus em Roma?Porquê? 

6 Entre as principais instituições políticas de Péricles estava o areópago, que  constituía-se de um conselho de membros da aristocracia ateniense, cujas atribuições, enquanto instância dos diferentes tipos de governo pelos quais Atenas passou, sofreram alterações ao longo do tempo. Entre seus membros, invariavelmente, eram escolhidos alguns que receberiam o título de arconte (uma espécie de "rei" ou "governante"), cada um responsável por um aspecto diferente do governo de Atenas.Quais era as outras instituições polícas existentes na época de Péricles?Quias eram suas funções? O que era a Docimásia criada por Péricles? 

7 - As mudanças, resultantes da exploração imperialista, abriram um novo quadro em Roma, marcado por violentas lutas políticas e sociais. Inicialmente ocorreram conflitos entre patrícios e plebeus e, depois entre patrícios e cavaleiros, que reivindicavam o direito de ocupar cargos na magistratura e no Senado, pois isso lhes aumentaria o poder econômico. Essas lutas iriam destruir as bases da República Romana e formar o Império.Diante do clima de tensão, os irmãos Tibério e Caio Graco, que eram tribunos da plebe, tentaram promover uma reforma social (133-132 a.C.) para melhorar as condições de vida da massa plebéia. Quais eram as mudanças propostas pelos irmãos Graco? Elas alcançaram algum resultado? Por quê? 

8 - Clístenes foi um nobre ateniense que, além de liderar uma revolta popular, reformou a constituição da antiga Atenas em 508 a.C., sendo considerado, geralmente, o pai da democracia, por alí tê-la implantado.Cite e comente algumas ( 04 ) de suas realizações para sua nova democracia e para o povo grego.Por quê o Ostracismo criado por Clístenes é até os dias de hoje considerado um exemplo de instrumento de democracia moderna? 

9 - O Período Arcaico da história grega ( séculos VIII VI a. C.) caracterizou-se pela formação e desenvolvimento das cidades-Estado ( Pólis ). Formaram-se aproximadamente 160 cidades em território grego e cada uma delas dominava uma região ou um setor da economia, política ou estratégia grega.Quais eram as principais características das Pólis gregas?Porque as principais Pólis gregas eram tão diferentes?Como era a sociedade , política e  cultura em Atenas e Esparta?